PROJETOS

O Colégio de Aplicação procura prover aos seus estudantes um ambiente de aprendizagem saudável e livre de qualquer forma de violência. Por isso, o Programa de Prevenção e Combate ao Bullying é desenvolvido com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio utilizando práticas educativas para conscientização a respeito do bullying no ambiente escolar. Através de aulas expositivas, os estudantes são informados dos tipos de bullying, da necessidade de luta contra a violência escolar e de iniciativas de prevenção.

O Projeto Afro, voltado para as turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II, procura proporcionar momentos de reflexão sobre a identidade racial em uma escola global, nacional e local. Partindo de uma concepção de reconhecimento e valorização dos aspectos da cultura africana e afro-brasileira, os estudantes realizam diversas atividades para as disciplinas de Arte, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. O objetivo do Projeto é valorizar a pluralidade cultural, combater o racismo no ambiente escolar e promover discussões que abordem o compromisso social na luta antirracista.

A chegada a uma nova escola requer adaptação e pode gerar nervosismo nos novos estudantes, por isso, o Colégio de Aplicação UNIVISA criou o Projeto Integra. Para auxiliar as turmas de sexto ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio, contamos com um Projeto que procura dar tempo e espaço para que os estudantes conheçam o ambiente escolar. Com as turmas de sexto ano, a Coordenação Pedagógica e o Corpo Docente promovem atividades que facilitam a adaptação em uma nova escola, além de realizarem uma visita guiada por toda a instituição. Já com o primeiro ano, a mudança de ciclo traz a necessidade de situá-los na condição de pré-vestibulandos. Por isso, a Coordenação Pedagógica e o Corpo Docente discutem a dinâmica do Ensino Médio e dos vestibulares.

Em uma competição que promove o estudo da Gramática da Língua Portuguesa, os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II participam de seletivas em sala de aula que consistem na tarefa de soletrar palavras determinadas pelo docente da disciplina. Após as seletivas, as finais são realizadas no Auditório Prof. José Aragão com a presença dos estudantes e dos pais para garantir a celebração do pódio de cada uma das turmas. Como resultado, o Projeto sana dúvidas de ortografia e expande o vocabulário dos estudantes.

A RedAplicação surgiu como um incentivo à produção escrita, procurando promover um concurso entre os estudantes na disciplina de Redação. Sempre abordando temas da nossa realidade, a avaliação se assemelha ao ENEM com adaptações ao nível de aprendizagem de cada idade, já que o Projeto é realizado em todas as turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.  A ideia principal é trabalhar a capacidade de argumentação, leitura de diferentes gêneros textuais, e estudo das regras ortográficas dos estudantes através de uma competição saudável. A cada bimestre, os destaques do RedAplicação recebem certificados para comprovar o desempenho exemplar nas produções textuais.

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